112 anos de Divinópolis e a história da OAB na cidade

Divinópolis completa 112 anos de sua emancipação e instalação oficial, ocorrida em 1º de Junho de 1912 e vale lembrar não somente da história da cidade, que é comum ocorrer nessas datas oficiais, mas aqui, resgataremos um pouco da história da 48ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil.

Para iniciar essa história é importante esclarecer o que vem a ser uma “Subseção da OAB”. A subseção é necessariamente um órgão da Ordem que é criada pelo Conselho Seccional de um Estado, que fixa sua área territorial e seus limites de competência e autonomia. A área territorial da Subseção pode abranger um ou mais municípios, ou parte de município, inclusive da capital do Estado, e as regras sobre sua atuação, organização, diretoria e representação, estão dispostas no artigo 60 e 61 da Lei 8.906/94 – Estatuto da Advocacia e da OAB.

Dos registros históricos constantes de atas existentes na Casa da Advocacia, que é a sede da 48ª Subseção da OAB em Divinópolis, encontramos documentos que demonstram inicialmente a criação de uma Associação dos Advogados de Divinópolis-MG em 1973, com o objetivo de criar uma entidade representativa da classe.

Sabe-se ainda pelos decanos da Advocacia na época, que os líderes e fundadores desta Associação de Advogados, é que buscaram junto à Seccional da OAB em Minas Gerais, a criação da subseção em Divinópolis, nascendo assim a 48ª Subseção que teve como seu primeiro presidente o advogado Dr. Simão Salomé de Oliveira, exercendo seu mandato de 1975 a 1976.

Simão Salomé de Oliveira apesar de não ter nascido em Divinópolis, foi advogado atuante na cidade, tendo sido assessor jurídico de grandes nomes da história divinopolitana, como Pedro X Gontijo, Jovelino Rabelo, Geraldo Corrêa e Irmão Diamantino. Foi ainda fundador do departamento de Assistência Judiciária na Comarca, hoje Defensoria Pública de Divinópolis, dentre tantas outras funções e cargos que desempenhou.

De lá pra cá quase 50 anos, e assim como o primeiro presidente da OAB em Divinópolis, diversos advogados de renome e notório saber jurídico passaram pela Subseção e integraram e integram os quadros de seus inscritos, trazendo para a população divinopolitana não somente seu conhecimento, mas também sua força de trabalho em prol do exercício da advocacia com dedicação e ética.

Portanto, nesse ano em que se comemoram os 112 anos de emancipação de Divinópolis, a 48ª Subseção reforça o compromisso de dar cumprimento efetivo às finalidades da OAB, velando pela dignidade, independência e valorização da advocacia, fazendo valer as prerrogativas do advogado, bem como representando a OAB perante os poderes constituídos, sempre com ética, respeito e precisão.

Cabe lembrar que a gestão 2022-2024 da 48ª Subseção possui em sua história pela primeira vez uma mulher presidente, que faz questão de enaltecer e honrar seus antecessores, mas fixando em sua trajetória o compromisso de avançar, incluir e inovar com a jovem advocacia e todos aqueles que compõem com orgulho os quadros dessa honrada instituição que faz parte da história de Divinópolis.

Finalizo saudando a todos os divinopolitanos, nascidos e criados no município, ao qual me incluo, pois natural do Norte de Minas, aqui cresci, constitui família, estudei, formei, iniciei carreira e desde então com muito orgulho, uma advogada atuante com mais de 20 anos de profissão, sendo uma divinopolitana de coração.

Tenho a honra de carregar a representatividade feminina na liderança de uma instituição da advocacia divinopolitana, que é forte e corajosa desde a sua fundação, firmando como objetivo seu crescimento e fortalecimento, pois quando a advocacia é fortalecida, toda a sociedade prospera, e nós somos a voz de todos os cidadãos frente à justiça, na busca incessante de proteção e defesa de direitos.

Parabéns, Divinópolis e viva a advocacia divinopolitana.

Ellen Ariadne Mendes Lima – Advogada e Presidente da 48ª Subseção da OAB em Divinópolis. E-mail: ellenariadne@hotmail.com

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.

OAB Divinópolis We would like to show you notifications for the latest news and updates.
    Dispensar
    Permitir Notificações