O Uso de Práticas Sistêmicas em Processos Judiciais

O uso dos métodos sistêmicos vem crescendo dentro do Poder Judiciário brasileiro, através dos profissionais do direito, sendo eles Juízes, Promotores, Delegados, Defensores Públicos e Advogados.

Demonstrando eficácia na maioria dos casos em que se utilizou a metodologia. Estudos realizados pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça traz estatisticamente que as Comarcas que vem praticando as Vivências Sistêmicas alcançam um número considerável de mudanças de comportamentos que levam às soluções dos conflitos.

Embora a metodologia seja usada na maioria dos casos na área de família, temos tido êxito também na área criminal, Cejusc, Cível, Trabalhista, Medidas sócio educativas e sistema penitenciário,  uma vez que é possível se aplicar em qualquer área do direito.

A prática sistêmica tem finalidade de ampliar a consciência das partes envolvidas no conflito, lhes possibilitando um novo olhar e perspectiva da situação e assim facilitar a construção da solução para aquele conflito.

O Direito Sistêmico não é benefício apenas para as partes, mas também para os profissionais do direito que aprendem a encontrar o seu lugar diante do conflito.  

Assim, sem deixar de lado o ordenamento jurídico, ou seja, o devido processo legal, usa-se a metodologia sistêmica que prioriza a solução consensual de conflitos.

O Objetivo das práticas tem como intuito, mostrar a solução que beneficia não somente uma das partes, mas sim ambas e de forma justa e equilibrada.

É uma nova abordagem, um novo olhar dentro do Direito para os conflitos através das leis sistêmicas e a postura fenomenológica. É através dessas leis sistêmicas que observamos que os conflitos possam ser realmente solucionados.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, 16 Estados e o Distrito Federal já usam a prática Sistêmica nas soluções de conflitos.

A Ordem dos Advogados vem trazendo e ampliando o conhecimento sistêmico junto aos advogados através das Comissões de Direito Sistêmico por meio de Palestras, Seminários, Oficinas e Congressos.

Atualmente são mais de 29 Comissões de Direito Sistêmico distribuídas nos Estados e Seccionas da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

A 48ª Subseção da OAB de Divinópolis-MG através da Comissão de Direito Sistêmico vem realizando eventos e palestras trazendo esse novo olhar para os Advogados e população divinopolitana, a fim de ampliar o alcance do Direito Sistêmico em nossa região.

Na próxima sexta-feira dia 07/07/2023 às 9hs será realizado para os profissionais do Direito na sede da OAB-Divinópolis o Segundo Café Sistêmico onde será abordado o tema “As ordens da ajuda”.

“As brigas cessam quando conseguimos falar de igual para igual” Bert Hellinger

Gisele Cristina da Silva, Advogada e Facilitadora Sistêmica, @giselecsilva, (37) 98827-1473.

Tatiane de Cássia Sales, Advogada e Facilitadora Sistêmica, @tatianesales.adv, (37) 98804-5030.

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.




    OAB Divinópolis We would like to show you notifications for the latest news and updates.
    Dispensar
    Permitir Notificações