Acordo de não persecução penal – ANPP, para os réus dos atos do dia 8 de Janeiro

Inicialmente deve-se explicar que, em razão dos atos do dia 8 de Janeiro de 2023, em Brasília, as pessoas presas foram denunciados pela Procuradoria Geral da República – PGR. Essas denúncias foram analisadas e recebidas pelo STF.

Com o recebimento destas denúncias, ficaram claros os crimes a que cada grupo de Réus foi acusado. Com essa individualização das condutas, constatando que as circunstâncias se encaixariam naquilo que prevê o Código de Processo Penal quanto ao acordo de não persecução penal, o PRG manifestou a possibilidade de propor o ANPP (acordo de não persecução penal) para os Réus. Essa possibilidade, contudo, deveria ser reconhecido esse direito pelo Min. Relator Alexandre de Moraes.

O ANPP consiste num benefício para aqueles que cometem certo tipos de delitos mas, mediante o cumprimento certas obrigações, deixam de ser denunciadas e, portanto, não respondem Ação Penal (Art. 28-A do Código de Processo Penal).

Conjuntamente com a manifestação do PGR, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB manifestou posicionamento favorável para fosse permitido oferecer os acordos, uma vez que entende estarem presentes os requisitos necessários para a concessão do benefício. Com isso, o Min. Alexandre de Moraes autorizou a PGR a negociar os acordos com mais de mil réus, que se encaixariam nos critérios.

Importante destacar que nenhum dos Réus é obrigado a aceitar tal acordo, uma vez que se trata de uma questão subjetiva da cada um. Assim, caso a pessoa não aceite o acordo, a Ação Penal vai continuar tramitando normalmente, garantindo o direito de defesa de cada um. Os que aceitarem deverão, de acordo com o disposto na lei, confessar o crime, reparar o dano entre outras condições que a PGR entender necessárias e suficientes para a reprovação e prevenção do crime.

Matheus Castro de Paula

Advogado Criminalista – Presidente da Comissão de Direito Criminal, Assuntos Penitenciários e Segurança Pública da 48ª Subseção da OAB/MG

Professor Universitário

Email: matheusdcastro21@gmail.com

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.

OAB Divinópolis We would like to show you notifications for the latest news and updates.
    Dispensar
    Permitir Notificações